O Comitê de PolÃtica Monetária (Copom) do Banco Central reduziu a taxa básica de juros básicos da economia (Selic) em meio ponto percentual. A Selic caiu de 11,25% para 10,50%.
O que é a Selic?
A Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira e o principal instrumento de polÃtica monetária utilizado pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação. Ela influencia todas as taxas de juros do paÃs, como as taxas de juros dos empréstimos, dos financiamentos e das aplicações financeiras. Ao longo dos anos, tem sido utilizada como uma ferramenta para controle da inflação e estÃmulo à atividade econômica.
Nos anos de 2020 e 2021, a Selic chegou ao seu menor patamar histórico, quando atingiu 2%, e tornou o crédito imobiliário mais acessÃvel e com ótimas condições. Nesta época, pegar dinheiro emprestado estava mais barato, já que os juros cobrados nessas operações eram menores.
Qual é o impacto da queda na taxa Selic no mercado imobiliário?
Com a queda da taxa Selic, o cenário do financiamento imobiliário sofre ajustes significativos. Frequentemente utilizada como referência para as taxas de juros no mercado, a redução da Selic tende a resultar em taxas de financiamento mais atrativas para os compradores de imóveis.
Isso pode estimular a demanda por crédito imobiliário, tornando as condições de pagamento mais favoráveis e acessÃveis. Além disso, a queda da Selic pode impulsionar a competitividade entre as instituições financeiras, levando a uma diversificação de produtos e serviços oferecidos aos clientes interessados em adquirir imóveis.
Venha para a Maximize Imobiliária e converse com um de nossos especialista, nós iremos encontrar o melhor investimento para você!